Coordenador : Erika Silos de Castro Batista
Ano: 2023
Edital: Edital Bolsa de Extensão 2023 - AÇÕES NOVAS
Protocolo: 390271.2201.123164.24022023
Departamento/Setor: PEB
Área Temática : Educação
Tipo: Projeto
Publico Alvo : Alunos, mediadores e professores da Educação Básica do Norte e Noroeste Fluminense; Professores e licenciandos em Matemática e Pedagogia do INFES-UFF, Pádua; Alunos dos diferentes cursos de graduação da Cidade Universitária de Macaé.
Local de atuação: INFES-UFF, Santo Antônio de Pádua.
Objetivo
Baseado em um dos projetos de extensão realizados no LEG/GGM/UFF de Niterói, o presente projeto dá continuidade ao iniciado em 2011. Este visava à melhoraria da capacitação de licenciandos do curso de graduação em Matemática e de professores com vistas à inclusão de estudantes com necessidades especiais na escola regular, segundo as DNEEEB, no caso, alunos com deficiência visual. O presente projeto visa a preparar licenciandos e docentes com vistas à melhoria do Ensino básico inclusivo. Desta forma, destina-se a: • Oferecer oficinas de formação sob a perspectiva inclusiva para licenciandos do curso de graduação em Matemática, Pedagogia do INFES e para mediadores e professores em exercício; • Consolidar o Laboratório de Educação Matemática Inclusivo (LEMi) no espaço do INFES em Pádua. Objetivos Específicos: 1. Desenvolver e elaborar experimentos educacionais (recursos didáticos e atividades) de baixo custo, para o ensino de Matemática segundo perspectivas da Educação Matemática Inclusiva e da Base Nacional Comum Curricular. 2. Apresentar ao menos uma oficina de 25 horas/aula (cada) para licenciandos em Matemática, Pedagogia e para professores da Rede Pública de Ensino do Norte e Noroeste Fluminenses, com a organização de um kit pessoal de materiais didáticos de baixo custo adequados ao ensino básico e à inclusão do aluno com deficiência visual. 4. Promover visitações públicas de alunos e professores da Educação Básica e Superior das regiões Noroeste e Norte Fluminense aos LEMi.
Resumo
Este projeto dá continuidade a ações realizadas pela Professora Ana Kaleff, de 1991 até 2018, no Laboratório de Ensino de Geometria (LEG) na UFF em Niterói. Visando à democratização do conhecimento, o presente projeto propõe a extensão daquelas ações e a implementação de Laboratórios de Educação Matemática Inclusivos (LEMi) nos Campi da UFF em Santo Antônio de Pádua e Macaé. As primeiras ações de um núcleo de Laboratório em Pádua ocorreram em 1992, quando contava-se apenas com o curso de Licenciatura em Matemática. Atualmente, os cursos de Licenciatura e Bacharelado em Matemática do INFES - UFF contam com um Laboratório de Ensino de Matemática que comporta desde materiais didáticos pensados para aquele núcleo até recursos materiais e digitais mais atuais. Em 2019, a Secretaria Municipal de Educação de Macaé disponibilizou um espaço físico na Cidade Universitária da cidade para a instalação de um Laboratório Inclusivo de Educação Matemática, inaugurado com o nome de Laboratório de Educação Matemática Professora Ana Kaleff (LEMAK), que funcionou até março de 2020. Devido à pandemia, o LEMAK teve suas atividades interrompidas e seu espaço foi destinado a outras atividades da Secretaria. Com o retorno das atividades presenciais, busca-se implementar Laboratórios de Educação Matemática Inclusivos nesses dois Campi interiorizados da UFF. Assim, será possível retomar atividades do Laboratório voltadas para alunos e professores da Educação Básica e Superior do Noroeste e Norte Fluminense.